DIANA MARTINS


Esta reflexão foi realizada no dia 23/11/2015.
Neste módulo começamos por falar sobre a definição de informática (informação automática), hardware (unidade central e periféricos) e software (software sistema e software aplicação). Depois de introduzidos os conceitos básicos, falámos sobre os componentes de uma unidade central (microprocessador, motherboard, unidade de armazenamento magnética, unidade eletrónica, unidades óticas, memória RAM, cablagem, fonte de alimentação, placas de interface e caixa) e procedemos à realização de um trabalho em grupo (Componentes de uma unidade central) para consolidação da matéria dada.
De seguida falou-se dos tipos de periféricos (Input, Input/Output, Output) nos dispositivos Input, a informação entra, como exemplos são o teclado e a webcam. Nos dispositivos de Input/Output, a informação é enviada e recebida, por exemplo uma Pen e um router, e nos dispositivos de Output, a informação apenas sai, como é o caso das colunas e da impressora.
O código binário é o conjunto de instruções a serem executadas pelo processador de um computador, e para que entendêssemos melhor o seu funcionamento, falámos sobre as diversas maneiras de conversão de sistemas binários, decimais, hexadecimais e octais. O código binário é formado por 0 e 1, estes podem ser negativos ou positivos ou assumirem sim ou não. A cada impulso elétrico dá-se o nome de bit e um conjunto de oito bits reunidos formam um Byte. Aprendemos também como converter unidades de medida, como por exemplo passar um número de Megabyte para Terabyte.
Depois de concluída esta matéria, começamos a falar sobre a evolução da informática. Desde o primeiro instrumento de cálculo, o Abaco, até aos primeiros computadores similares aos dos dias de hoje, salientando alguns componentes mais importantes para a evolução como a Maquina de pascal, a Maquina diferencial, a Hollerith, o Mark 1, o ENIAC, o Transistor, o LEO, o UNIVAC, o Circuito Integrado, o Apple II, o IBM-PC, o Osborn I, entre outros. No final realizámos um trabalho de grupo sobre este mesmo tema (A evolução da informática).
Por último falámos das impressoras, das suas vantagens e desvantagens, as marcas, os diversos consumíveis, formas de funcionamento e os vários tipos de impressoras existentes, como as matriciais, as jato de tinta e as impressoras laser. Acrescentámos também, algumas curiosidades, como as mais recentes impressoras 3D. Como conclusão do módulo, procedemos à realização de um trabalho individual para avaliação sobre Impressoras (Impressoras).
Refletindo sobre este módulo, penso que apesar dos meus conhecimentos não abrangerem alguma parte da matéria, não achei o módulo difícil, apenas muito teórico, mas é normal tendo em conta o tipo de matéria a ser lecionada. No geral não tive dificuldades e penso que refletindo sobre todo o módulo, tendo em conta o meu aproveitamento e esforços, a minha avaliação pessoal é positiva. Tive apenas algumas dúvidas na matéria sobre conversão de unidades de medida mas que rapidamente foram esclarecidas, Apesar de se ter falado essencialmente das noções básicas da informática, achei este módulo muito vantajoso, pois adquiri novos conhecimentos e curiosidades que acho essenciais à compreensão de módulos mais avançados.
REFLEXÃO
7846 Informática noções básicas
Formador: Francisco Gabriel