DIANA MARTINS


Formador: Tiago Carrondo
REFLEXÃO
0836 Linux - Instalação e configuração
Esta reflexão foi realizada no dia 28/01/2016 .
Começámos este módulo a falar sobre como alugar ou comprar um servidor na vida real, para isso vimos alguns sites como o ovh.pt, aqui podemos concluir que podemos comprar um VPS (virtual private server), configurar o nosso servidor como quisermos, escolher a localização do servidor, o seu sistema operativo, entre outras opções, como adicionar recursos ao VPS. Um servidor virtual privado é uma alternativa ao servidor dedicado e este destaca-se pela relação entre custos e benefícios. Algumas das vantagens deste servidor é que é expansível, é privado, ou seja, é de uso exclusivo de um único cliente e assim não existe partilha de recursos, outra vantagem é o baixo custo, e os valores podem variar conforme o plano escolhido. Este servidor partilha o espaço de um servidor físico com outros servidores virtuais, o que pode afetar o desempenho das aplicações. Falámos um pouco de ataques DDoS, estes ataques são feitos por diversos computadores ao mesmo tempo e varias vezes, estes ataques tornam o servidor indisponível fazendo uso dos seus recursos disponíveis até que estes se esgotem, ou ocupando a largura banda de um servidor.
Criámos um servidor na máquina virtual com algumas instalações base como o SSH, o Fail2ban e o Apticron, este permite que o servidor nos alerte quando houver novos pacotes disponíveis para serem instalados, sendo assim depois da instalação procedemos à configuração do ficheiro apticron.conf e alterámos o campo relativo ao e-mail.
Falámos sobre IP fixo e IP dinâmico, o IP fixo é o IP dado permanentemente a um computador, ou seja, este IP nunca é alterado exceto se a alteração for feita manualmente. O IP dinâmico é o IP gerado pela rede automaticamente quando um computador se conecta à rede, mas este muda sempre que há uma conexão, o método mais usado para a distribuição de endereços IPs dinâmicos é o protocolo DHCP.
Algumas das vantagens do IP fixo são a estabilidade, pois as conexões de acesso ao servidor não precisam de ser reconfiguradas, assim um servidor tem um endereço sempre correto e pode estar constantemente ligado à rede. As desvantagens de ter um IP fixo são as suas vulnerabilidades, pois possibilita falhas de segurança no sistema e ataques.
Depois de sabermos as diferenças, atribuímos um IP estático à nossa placa de rede. Para podermos configurar um IP estático no servidor Ubuntu devemos editar o ficheiro ‘/etc/network/interfaces’ e mudarmos de ‘dinamic’ para ‘static’ e adicionarmos o IP fixo que queremos, o netmask address, o gateway address e o dns-nameservers address. Depois deste procedimento é necessário reiniciar a rede ‘sudo ifdown eth0; sudo ifup eth0’.
Por último criámos uma máquina virtual clone da MV base para podermos fazer algumas experiências, sendo assim instalamos o servidor Apache2, este é o principal servidor web e o LAMP, este possibilita fazer mais coisas que o Apache. Se colocarmos o IP do nosso servidor no endereço de pesquisa de um browser podemos visualizar os ficheiros que se encontram na pasta /var/www/html. Sendo assim procedemos à realização de um exercício que consistia em colocarmos um ficheiro PDF na nossa pagina para que outras pessoas o pudessem visualizar. Este foi um exercício de consolidação da matéria anterior em quer era necessário realizar um dos dois processos possíveis, ou usando o fail2ban ou o comando ‘scp’.
Penso ter adquirido as competências estipuladas neste módulo e não tive dificuldades.