DIANA MARTINS


Formador: Tiago Carrondo
REFLEXÃO
0843 Servidores de e-mail –Postfix
Iniciamos o módulo, falando sobre o serviço de e-mail, o funcionamento do correio eletrónico é composto por três camadas, MTA – Mail Transfer Agent, esta é a parte responsável pelo envio e recepção de emails entre diferentes servidores, MDA – Mail Delivery Agent, encarrega-se da distribuição do correio que chega, valida a existência dos endereços e coloca os e-mails na caixa respectiva ou devolve mensagem de erro ao MTA e o MUA – Mail User Agente, é o cliente de e-mail que gere o funcionamento das caixas de correio individuais, este é um software instalado como o Thunderbird. Quando se utiliza uma interface web para acesso ao email é então considerado webmail.
Falámos de dois protocolos principais, o protocolo POP3 (Post Office Protocol), o mais antigo, que permite recolher o correio e deixar uma cópia no servidor e o protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol), este permite uma sincronização do estado das mensagens e da disposição de pastas entre os vários clientes de email. Através do protocolo IMAP é conservada uma cópia de todos os emails no servidor para que a sincronização possa ser assegurada .
A seguir falámos no postfix, este é um Mail Transfer Agent open source responsável pela entrega de mensagens de correio eletrónico entre servidores e dentro de um sistema, este não trata de comunicações POP ou IMAP.
A instalação do Postfix foi realizada numa máquina virtual de acordo com um documento providenciado pelo formador. Os passos seguidos para a configuração foram os seguintes: Instalámos MTA e Instalamos MDA, depois os pacotes de autenticação SMTP, criamos a base de dados para o Postfix, configuramos os mapas do Postfix e configuramos o Postfix para utilizar os Mapas, aplicamos o patch para activar o suporte de quota, configuramos os certificados TLS, fizemos a autenticação de IMAP e de SMTP, por fim instalamos o Postfixadmin e testamos os utilizadores através do sasl.
Por fim falámos no iRedMail que consiste num software de servidor de correio eletrónico open source baseado em web, com diversas funcionalidades para plataformas Linux e BSD. A sua implementação é muito fácil e tem uma manutenção baixa, para alem de que armazena contas de email em quatro plataformas: OpenLDAP, MySQL, MariaDB e PostgreSQL.
Instalámos o iRedMail numa maquina virtaul, em Ubuntu server e seguimos as instruções através do site http://www.iredmail.org/docs/install.iredmail.on.debian.ubuntu.html
Depois da instalação testámos o acesso ao roudcube webmail, SOGo groupeware e ao Painelde Administração Web iRedAdmin.