DIANA MARTINS


Iniciamos este módulo com a construção de uma máquina virtual para podermos explorar a criação de servidores web.
O LAMP foi o conjunto de software utilizado para abordarmos a criação de plataformas WEB. O LAMP é uma plataforma open source que utiliza o Linux como sistema operativo, o Apache como servidor web, o MySQL como sistema de base de dados e o PHP como linguagem de programação.
Procedemos à instalação do Apache2, um servidor web e configurámos assim, os Virtual Hosts, estes são sites que ficarão alojados no servidor.
Para cada site, é necessário criar um ficheiro .conf que será colocado na pasta /etc/apache2/sites-available/.
O conteúdo deste ficheiro deverá ser semelhante a:
<VirtualHost *:80>
ServerAdmin emaildoadmin@dominio.pt
ServerName (nome do site)
ServerAlias www.(nome do site)
DocumentRoot /var/web/(nome do site)/httpdocs
DirectoryIndex index.html index.htm
ErrorLog /var/web/(nome do site)/error_(nome do site).log
</VirtualHost>
Para finalizar a configuração do Apache, temos de criar a pasta que foi especificada como DocumentRoot (/var/web/xpto.pt/httpdocs), e dentro da qual serão colocados os ficheiros respeitantes ao site, activar o site recém-criado, através do comando ‘sudo a2ensite (nome do site).pt, recarregar as configurações do Apache, através do comando ‘sudo service apache2 reload’, autorizar a utilização da pasta /var/web pelo Apache, adicionando as seguintes instruções ao ficheiro de configuração /etc/apache2/apache2.conf:
<Directory /var/web/>
Options Follow
SymLinks Allow
Override None
Require all granted
</Directory>
É importante saber que o Apache2 usa uma determinada logica de pastas, por exemplo, nas pastas *-available estão todas as definições que fazemos e as automáticas e nas pastas *-enabled estão links para os *available autorizados. Sempre que criamos um site novo é necessário activá-lo no serviço apache2 através da instrução de enable, ‘sudo a2ensite (nome do site)’.
Depois disto reinicia-se o serviço apache2, este comando deve ser usado sempre exista alguma alteração na configuração do Apache.
Procedemos depois à Instalação do PHP (linguagem de scripting) e do MySQL. O PHP é a componente da configuração que processa o código de forma a que o servidor web possa exibir o conteúdo dinamicamente. Pode executar scripts, ligar a bases de dados MySQL para obter informação e entregar o conteúdo processado para que este seja apresentado pelo servidor web. O MySQL é um sistema de gestão de bases de dados responsável por organizar e proporcionar acesso às bases de dados onde os sites armazenam informação.
Depois da configuração de um servidor LAMP, abordamos algumas das ferramentas disponíveis que tornam possível a criação dos conteúdos web.
Começámos por utilizar o Wordpress, este é um gestor de conteúdos WEB de fácil compreensão e manuseamento que permite a criação de sites num formato bastante semelhante aos blogs. Instalámos o produto, explorámos as suas funcionalidades e falamos dos add-ons.
Depois falámos no Drupal, que à semelhança do Wordpress, o Drupal é um software de gestão de conteúdos que permite a criação de sites web. Procedemos ao download, instalação e configuração do Drupal num dos sites criados na configuração do Apache. Achei este mais complexo em comparação com o Wordpress.
Falámos também no osTicket, este é uma plataforma Web open source direcionada para o registo de pedidos de Help Desk (ex. pedidos de suporte, ou pedidos de resolução de um determinado problema). A interação dos utilizadores com a plataforma pode ser realizada via e-mail, telefone ou simplesmente através dos formulários disponibilizados para registo de tickets ou incidentes. Para quem necessita de um sistema de gestão de tickets gratuito e simples, mas muito funcional, o osTicket parece ser uma excelente solução. Procedemos assim ao download, instalação e configuração do osTicket.
O Moodle é um sistema de gestão de e-learning destinado à criação de comunidades on-line em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem. É uma ferramenta do tipo Learning Management Systems (LMS), Sistemas de Gestão de Aprendizagem.
Foi também nos fornecido pelo formador a documentação relatica à instalação e configuração do Joomla, Magento e osCommerce.
Realizamos também uma visita ao evento GROWVOX Uncovered – Marketing Digital, que a meu ver não alcançou as espectativas criadas, o único ponto a realçar foi a apresentação de Vasco Marques, que falou de forma dinâmica sobre as formas de marketing digital de hoje em dia.
Formador: Tiago Carrondo