top of page

Formador: Tiago Carrondo

REFLEXÃO

0838 Linux - Administração

Esta reflexão foi realizada no dia 1/04/2016.
Este modulo teve como objetivo falar e refletir sobre a compilação do Kernel. O Kernel é o componente do sistema operativo que coordena o acesso aos recursos físicos do sistema. É responsável por permitir que várias aplicações partilhem de forma eficiente o hardware, controlando, por exemplo, o acesso ao processador, à rede, à memória e ao disco.
Novas atualizações do kernel trazem sempre coisas novas e erros corrigidos, sendo assim é sempre bom e importante termos o nosso kernel atualizado, mas será que é sempre necessário procedermos à sua compilação?
Os passos para a compilação do kernel são, a transferência do kernel que desejamos, extrair o mesmo para a pasta /usr/src, instalar alguns pacotes necessários, guardamos a compilação atual do kernel, podemos também configurar o kernel como pretendermos através do comando ‘make menuconfig’ em ‘usr/src/Linux-4.4.3’ e para começar a compilação usamos o comando ‘make’ mais uma vez, este processo não é difícil mas é um pouco demorado, por fim basta instalar o ficheiro compilado usando o comando ‘make modules_install install’.
Para podermos confirmar se todo este processo foi bem conseguido podemos ver se na pasta /boot 4 aparecem quatro novos ficheiros.
A meu ver, a compilação do kernel não é algo que seja necessário fazer, pelo menos para todos os utilizadores. Pode ser mais indicado por exemplo a desenvolvedores de software.
A maior parte dos utilizadores faz a compilação do kernel para poderem tornar o seu sistema operativo mais rápido, pode ajudar, mas esta não é a melhor solução.
Podem existir algumas opções na compilação do kernel customizado que sejam benéficos consoante as necessidades do utilizador, como por exemplo se este necessitar de desactivar um componente do kernel que possa estar a causar algum tipo de problema, ou este precisar de desenvolver o kernel do linux ou que este precise que um sistema arranque em alguns hardwares com recursos mais limitados.


Relativamente a este módulo penso que a matéria abordada, a compilação do kernel, apesar de interessante, não seja algo que terei necessidade de realizar no futuro.

 

2015/2016

©  Diana Martins

 

bottom of page