top of page

Esta reflexão foi realizada no dia 17/02/2016.

Neste módulo começamos por falar sobre a definição de um sistema operativo, o seu funcionamento e a sua história. Um sistema operativo é um software de sistema composto por um mais programas que permitem ao utilizador utilizar os recursos de um computador ou outro dispositivo da unidade central.
Existem quatro tipos de interface na evolução dos sistemas operativos para que este possa utilizar os seus recursos, a interface permite especificar o modo como o utilizador interage com o sistema, recorrendo ao sistema operativo. A interface de terminal era utilizada através de linha de comandos digitados numa prompt que são interpretados por uma Shell, um exemplo é o UNIX, a interface de texto é idêntica à anterior mas tem um ambiente com menus, botões e janelas, um exemplo desta interface é o MSDOS, a interface gráfica para alem dos menus, botões e janelas,
utiliza também vetores que permite imagens gráficas 2D/3D como por exemplo o Linux e por ultimo a interface de voz, esta utiliza comandos de voz para que haja interação entre o utilizador e o sistema como o UVI.
Falámos um pouco sobre a Apple e a Microsoft, e como os seus sistemas predominantes são o OSX e o Windows respetivamente.
Depois de introduzido o conceito de sistema operativo falámos sobre a linha de comandos usada no sistema operativo Windows, alguns dos comandos principais são, o comando ‘cd’ que permite ao utilizador mudar de diretório, se quisermos criar uma pasta utilizamos o comando ‘md’, para apaga-la, o comando ‘rd’ e se quisermos visualizar o que se encontra dentro de uma pasta, utiliza-se o comando ‘dir’. Se quisermos abrir uma aplicação que não pertence ao Windows, utiliza-se o comando ‘ru’. Utilizamos o comando ‘type’ podemos visualizar o conteúdo de um determinado ficheiro, o comando ‘del’ elimina um ficheiro, o comando ‘move’ permite mover ficheiros e o comando ‘copy’ permite copia-los, o comando ‘ren’ permite ao utilizador alterar o nome de um ficheiro. Por ultimo o comando ‘tree’ exibe graficamente a árvore de diretórios a partir da raiz, para que o usuário possa ver uma organização hierárquica do seu disco. O comando ‘ver’ permite ver as informações do sistema operativo, o comando ‘cabel’ permite mudar o nome do disco, e comando ‘vol’ indica o nome do disco. Falámos também sobre os atributos de um ficheiro, este pode ser r-leitura, a-arquivo, h-oculto e s-sistema, para podermos ver quais os atributos de um determinado ficheiro, utilizamos o comando ‘attrib’. Por fim realizámos alguns exercícios sobre os comandos aprendidos.
Por fim, como exercício pratico, e depois de já termos falado qual o método de instalação de um SO, procedemos à instalação de algumas versões do Windows e do Microsoft Office em alguns pc’s.
Realizamos também uma visita pedagógica ao museu das comunicações com intuito de aprendermos como funcionam os cabos submarinos, como estes evoluíram, como são instalados e como graças a estes cabos possuímos a Internet que temos nos dias de hoje, 99% da internet passa pelos cabos e estes ligam vários continentes. Visitamos também a exposição Casa do Futuro, esta é dedicada à promoção de novas tecnologias num contexto habitacional.
Como teste de avaliação procedemos à instalação dos sistemas operativos Windows 10 e Yosemite utilizando o programa Virtual Box.

 

Achei este módulo muito importante e útil, pois pode ser aplicado em qualquer contexto prático do dia-a-dia, tanto a nível pessoal como profissional. Não senti dificuldades, apenas alguns obstáculos no contexto de avaliação da instalação do SO Yosemite.

Formador: Francisco Gabriel

REFLEXÃO

0823 Sistema operativo – plataformas

2015/2016

©  Diana Martins

 

bottom of page